Pausa Poética:

"Ainda que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que eu tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria." 1 Coríntios 13:2.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

10 passos para a alimentação saudável dos idosos



Olá amigos e visitantes! Hoje quero postar os 10 passos para a alimentação saudável dos idosos, pq acho muito importante preocuparmos com essa "melhor idade". Vou aproveitar para homenagear meu avós (na foto: Goianita e Batista) e dizer pra eles que eu os AMO DEMAIS e que eles são um grande exemplo de vida pra mim!

1. Sempre que possível, convide a família e/ou amigos para uma refeição. Essa atitude lhe trará ânimo na escolha, preparo e consumo dos alimentos.

2. Para o equilíbrio do corpo e uma boa saúde, faça uma alimentação colorida e variada.

3. Tenha o hábito de comer várias vezes ao dia alimentos saudáveis e com uma consistência adequada.
4. Consumo diariamente pelo menos 3 porções de verduras e legumes, e 3 porções de frutas, inserindo-as nas refeiões do dia.

5. Consuma diariamente 6 porções de alimentos fonte de carboidrato como o arroz, milho, trigo, pães, massas, batatas e mandioca, pois ajudam a fornecer a energia que o corpo precisa.

6. Consuma diariamente pelo menos 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos.

7. Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados como queijo, iogurte e coalhada, pois são fonte de cálcio e previnem a osteoporose.

8. Evite consumir frituras, gorduras das carnes e alimentos industrializados ricos em gordura. Modere na quantidade de sal na sua alimentação.

9. Evite bebidas alcoólicas e cigarro. Torne sua vida mais saudável!

10. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física por dia e tome bastante água.

Fonte: Secretaria da Saúde do estado de Goiás

Se vc quer ler mais sobre idosos, acesse o Portal Nutrição em Foco e leia um artigo sobre Análise crítica do uso do índice de massa corporal para idosos. Clique aqui.
Beijos e boa semana!

Um comentário:

Manifeste-se! Com vaias ou aplausos..