Pausa Poética:

"Ainda que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que eu tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria." 1 Coríntios 13:2.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Estressado? Saiba como alimentar seu bom-humor!



Há algum tempo escrevi sobre a alimentação nas situações de ansiedade e estresse no Portal Nutrição em Foco. E gostei muito dessa matéria. Então vou colocar um pedacinho dela no meu blog. Quem quiser ler a matéria completa, clique aqui.

Infelizmente, nossa rotina (inserida na cultura e estilo de vida do século) faz com que a gente se pareça com o coelho maluco da história da Aline no país das maravilhas: SEMPRE ATRASADOS! Dai, as consequência negativas acabam surgindo, dentre elas temos o estresse e a ansiedade. Então acho super pertinente usar a Ciência da Nutrição para dar uma mãozinha nessas horas


  • A ingestão do aminoácio triptofano pode ajudar a melhorar o humor, quando o problema for a queda de hormônios que estão relacionados à sensação de bem-estar (como a serotonina). Os alimentos fontes desse aminoácido são: leite, carnes magras, peixes, nozes, leguminosas, arroz integral, feijão, lentilha, castanhas, abacate e soja.
  • Aumente a ingestão de alimentos fonte de antioxidantes, como castanha do pará, kiwi, caju, acerola, laranja, limão, goiaba, sementes de abóbora e girassol, óleos vegetais e vegetais verde escuro crus. Eles são fonte de antioxidantes, como selênio, zinco, carotenoides, vitamina E e C, que ajudam no combate aos radicais livres, os quais estão aumentados no organismo em situações de estresse.
  • Alimentos ricos em vitaminas do complexo B são importantes para o funcionamento adequado do sistema nervoso e para a manutenção da saúde mental, ajudando a reduzir o estresse. Os alimentos ricos nessas vitaminas são: cereais, leite e derivados,ovos, verduras de folhas verdes, frutas e carne vermelha.
  • Tenha o hábito de tomar chás naturais. A valeriana é uma erva tranquilizante que ajuda no tratamento de desordens da ansiedade e camomila e erva cidreira são muito úteis para os distúrbios do sono e como calmantes naturais. Mas cuidado! As cápsulas são mais concentradas que os chás, e devem ser consumdas apenas sob prescrição profissional.
  • Não faça restrições severas de carboidratos na sua alimentação e consuma alimentos integrais, como granola, arroz, farinha e macarrãointegrais. Alterações na glicemia, prejudicam o fornecimento normal de glicose ao cérebro, alterando seu humor.
  • Evite alimentos muito doces e ricos em cafeína. Se já tem o hábito de ingeri-los, tente reduzir as quantidades ou frequência de consumo.














Beijos e boa semana!!!