Pausa Poética:

"Ainda que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que eu tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria." 1 Coríntios 13:2.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Hemograma: a carteira de identidade no diagnóstico



A dica mais importante: tenha acesso a exames anteriores e sempre compare o paciente com ele mesmo! Qualquer modificação metabólica requer o início de uma intervenção, mesmo que o paciente esteja dentro da normalidade.

EXEMPLO: indivíduo aumentou 10% seu peso, resultando em uma aumento da glicemia de 2 mg/dL: Aparentemente parece ser muito pouco, mas isso significa 100 mg a mais de açúcar em 5L de sangue, que equivale a 8g/min a mais de açúcar circulando. No final das contas são 11 kg de açúcar a mais sendo transportados por dia. Por isso a importância de uma modificação de comportamento alimentar para que o paciente não seja diabético ou pré-diabético com o passar dos anos.

Hemoglobina: indicador mais importante para detectar anemia. Cuidado com a anemia: Valores inferiores a 10g/dL ou variação de 10%.

Hematócrito: mais eficiente para indicar necessidade de transfusão de sangue e um bom indicador do estado de hidratação do paciente. Desidratação: Ht alto (maior que 3xHb). Hipervolemia: Ht baixo.

Indicador de imunodepressão: anemia + leucopenia + trombocitopenia (plaquetas baixa)

Reticulócitos: maior que 1% a 2% do total de hemáceas = medula com bom funcionamento e menor = indivíduo imunodeprimido.

VCM: indica o sobrenome da anemia. 80 a 96 u³ é a faixa média. Maior = macrocitose (carência de B12 e ácido fólico) e Menor= microcitose (carência crônica de ferro). Nunca fazer suplementação de ferro e B12 juntos!!!

Transferrina: valores elevados indicam carência nas reservas de ferro.

Ferritina: Menor que 10 ng/mL = deficiência crônica e grave / Menor que 30 mg/mL = requer suplementação ou outra intervenção

Ferro sérico: interessante para evitar intoxicação e não para diagnóstico de anemia

Glicemia de jejum: Valores de normalidade 70-99 mg/dL. Para diagnóstico de diabetes, realização de 2 exames com resultado acima de 126 mg/dL. Valores entre 100 e 126 mg/dL: intolerância a glicose ou glicemia de jejum alterada = pré-diabético.

Glicemia capilar: não faz diagnóstico e sim acompanhamento do paciente

Glicemia pós-prandial – Teste de tolerância a glicose: 2h após administração de 75g de dextrosol. Diabetes: Valores acima de 200 mg/dL. Diabetes gestacional = igual ou maior que 85 mg/dL.

Hemoglobina glicada: avalia o controle do diabetes, adesão ao tratamento e da dieta. Deve ser menor que 7%. Conta a “história” por um período de 3 meses.

Glicosúria: quando a glicose está superior a 160 ou 200 mg/dL. Indica probabilidade de danos renais. Se a taxa estava elevada e depois diminui indica ou falência renal ou controle da doença.


Leia mais no Portal Nutrição em Foco.


4 comentários:

  1. Vanessa, vc está de parabéns! Muito interessante seu blog!! Continue assim, estou adorando!!

    ResponderExcluir
  2. Gente, mas essa vanessa eh bonitinha demais!! Adorei Vanessaaaa...
    agora só falta achar algum lugar com valores de referencia confiáveis, né? hehhe

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Que linda amiga! muito interessante essa natéria! boa sorte.. te amo ;*** LAIS

    ResponderExcluir
  4. amoooooooooooooooooor, não li tudo mas vou ler agorinha aiohaiuia pq primeiro qro falar q vc é linda x} ooon, meu orgulhinho! :D
    amoooooooooooo! beijãão da Fernas

    ResponderExcluir

Manifeste-se! Com vaias ou aplausos..