Pausa Poética:

"Ainda que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que eu tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria." 1 Coríntios 13:2.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Alergia ao leite de vaca ou intolerância a lactose?


Confundida com outras patologias, como intolerância à lactose, a alergia ao leite de vaca, se não corretamente diagnosticada, pode provocar déficits nutricionais que comprometem o desenvolvimento da criança por uso inapropriado de dietas de exclusão.

Ao contrário da alergia ao leite de vaca, na intolerância a lactose não é obrigatório suspender o consumo de produtos lácteos com baixo teor de lactose. O aporte necessário de cálcio pode ser conseguido por meio da ingestão de queijos e iogurtes, que tem menor potencial para gerar sintomas.

Afinal, qual é a diferença?
A intolerância a lactose caracteriza-se por deficiência de lactase - enzima responsável pela hidrólise da lactose. A alergia ao leite de vaca, por sua vez, é determinada por uma reação adversa contra a proteína do leite, mediada por um mecanismo imunológico.

Quando os sintomas da intolerância à lactose aparecem?
Embora esses pacientes não consigam consumir grandes quantidades de leite, a maioria deles é capaz de ingerir pequenas quantidades de lactose. Dessa forma os sintomas aparecem apenas quando a ingestão excede o limiar de cada um, no mesmo dia em que ela ocorreu. Dentre eles estão gases, flatulência, cólica abdominal e, eventualmente, diarréia.

Qual deve ser a conduta, dado o diagnóstico de alergia?
Introdução de uma dieta isenta das proteínas presentes no leite de vaca e seus derivados. No caso de lactentes, fórmulas lácteas especiais, com proteínas extensamente hidrolisadas até pequenos peptídeos e aminoácidos, com baixa capacidade de ocasionar alergia.

Confira a notícia que saiu no portal Nutrição em Foco sobre esse assunto: Diagnóstico de intolerância à lactose ainda gera dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Manifeste-se! Com vaias ou aplausos..